Clínica Dentária Cariense


Implantologia


Um implante é um sistema fixo instalado no osso alveolar remanescente, com o objetivo de reproduzir a função de uma ou mais raízes dentárias que foram perdidas, ou seja, são raízes artificiais utilizadas para suportar uma coroa e/ou prótese. Normalmente os implantes são de titânio, que não induzem rejeição ou reação indesejável no corpo humano.


A colocação de um implante envolve várias etapas:
• Planificação: Esta etapa é fundamental e poderá ser mais ou menos complexa em função do estado inicial da boca do paciente. Realiza-se o estudo de casa caso clínico, envolvendo exame clínico e radiográfico.
• Cirurgia: Nesta etapa são colocados as raízes artificiais dos dentes diretamente no osso. Poderá haver necessidade de realizar um excerto ósseo.
• Restauração: Dependendo do caso clínico, poderá ser realizada no mesmo dia da cirurgia (carga imediata) ou até meses após a cirurgia. Serão realizados os procedimentos necessários à confeção da prótese e coloca-los sobre o implante.
• Manutenção: É uma etapa fundamental na colocação de um implante, pois é aquela que permite que tudo o que foi realizado anteriormente se mantenha em saúde ao longo da vida. Os cuidados de higiene oral realizados pelo paciente ditará a duração e a qualidade do tratamento realizado pelo médico dentista.